Agende sua consulta: (62) 3224-8234 • (62) 3224-8233

Faça agora seu pré-agendamento

Urticária

A urticária é uma doença caracterizada por presença de placas em relevo, com borda eritematosa (vermelha) e centro da lesão mais clara, associado a muito prurido (coceira) e com aspecto evanescente (tende a desaparecer até 24h e vai surgindo em outros locais). Na grande maioria, em torno de 50% das vezes, surgem de maneira isolada, mas em torno de 40%, vem acompanhado de angioedema que é um inchaço de áreas como os olhos, lábios, mãos, genitália, pés entre outros. Pode ser classificada em aguda (resolução dos sintomas com menos de 6 semanas) e crônica (persistência dos sintomas por mais de 6 semanas), acometendo 25% da população em algum momento da vida e 1%, respectivamente.
Dentre as possíveis causas, deve-se sempre levar em consideração na hora de pesquisá-las, o tempo de doença (aguda ou crônica) e história familiar, principalmente relacionado a patologias autoimunes nos casos crônicos.

A urticária, principalmente na sua forma crônica, costuma cursar com muito impacto na qualidade de vida do paciente, interferindo nas atividades diárias tanto no trabalho com faltas frequentes como na vida social devido ao isolamento insidioso. Estudos mostram um impacto na qualidade de vida semelhante, algumas vezes até maior, do que de pacientes com problemas cardíacos. Por isso, é importante procurar o profissional especializado para o diagnóstico correto, permitindo assim, que seja instituído o tratamento adequado visando melhora na qualidade de vida do paciente para que possa levar uma vida normal.